7 de nov. de 2010

Enem 2010: uma questão de geografia deveria ser anulada


Reinaldo Scalzaretto, coordenador da disciplina do Curso Anglo, diz ainda que exame abordou temas que não fazem parte do conteúdo do ensino médio

Marina Dias
O professor Reinaldo Scalzaretto, coordenador de geografia do curso Anglo, afirmou que a questão de número 1 do caderno azul da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada neste sábado, não tem resposta
O professor Reinaldo Scalzaretto, coordenador de geografia do Curso Anglo, avalia que os enunciados das questões da disciplina da prova do Exame Nacional do Ensino Médio, realizada neste sábado, eram "muito difíceis e abordavam conteúdos que estão fora do campo de aprendizado do ensino médio". Para ele, a disciplina foi abordada de forma pouco diversificada e trabalhou em apenas duas frentes: o meio ambiente e a discussão agrícola.
Ele afirma que a questão de número 1 do caderno azul, que trata do tema da distribuição de terra no país, foi apresentada de forma confusa, o que deveria levar a seu cancelamento. Contudo, segundo Scalzaretto, o Enem deverá considerar como correta a alternativa A, que afirma que a concentração de terras está nas mãos de poucos no Brasil.
"Apesar da afirmação ser válida, o gráfico e a tabela que acompanhanaram o enunciado não transmitiam informação suficiente e correta para que o aluno tirasse essa conclusão", diz.
MEU COMENTÁRIO:
MESMO O GRÁFICO TER SIDO APRESENTADO DE FORMA MUITO SIMPLES, É POSSÍVEL PARA O ALUNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DE CONCENTRAÇÃO DE TERRAS. SÃO 53% DAS TERRAS CONCENTRADAS. É IMPORTANTE LEMBRAR QUE NÃO SÃO CONCENTRAÇÕES COOPERATIVISTAS E SIM, NAS MÃOS DE POUCOS E DO AGRONEGÓCIO.

A VERDADEIRA GEOGRAFIA

Blog do Prof. Jutahy.

BEM VINDOS!

Deixe seu comentario no quadro de recados abaixo!

Arquivo do blog

Seguidores