28 de ago. de 2010

Angelina Jolie apóia deslocados durante sua visita à Bósnia-Herzegovina

Sábado 21. Agosto 2010 17:00 Tempo: 7 days
© ACNUR
A Embaixadora da Boa Vontade Angelina Jolie encontra-se com o membro da Presidência da Bósnia-Herzegovina Željko Komšić para discutir, entre outras questões, a situação das pessoas deslocadas no país.
SARAJEVO, 21 de agosto de 2010 (ACNUR) - A Embaixadora da Boa Vontade da Agência de Refugiados da ONU esteve hoje na Bósnia-Herzegovina, para se reunir com a Presidência do país e discutir uma série de questões, incluindo a situação das pessoas deslocadas no país, durante uma visita de um dia.
A visita, feita durante uma viagem privada em apoio ao seu trabalho na região, foi facilitada em parte pelo ACNUR e foi a segunda neste ano à Bósnia-Herzegovina, após sua visita anterior, em abril. Nesta segunda ocasião, Angelina Jolie se reuniu com dois membros da Presidência, o representante bósnio, Haris Silajdžic, e o representante croata, Željko Komšic. O representante sérvio, Nebojša Radmanovic estava fora do país e não pode comparecer à reunião, no entanto a Embaixadora se fez presente ao deixar uma nota pessoal com seus assessores diretos.
Durante a guerra de 1992-1995 na Bósnia-Herzegovina, quase metade da população do país foi deslocada. Reconhecendo a magnitude do deslocamento, Angelina declarou que "as conseqüências de tal tragédia não pode ser desfeita, mas nós temos a responsabilidade de fazer tudo ao nosso alcance para reduzir o sofrimento ajudando aqueles que precisam de assistência. Com isso, nós contribuímos para superar as desigualdades e para construir um futuro melhor para todas as pessoas do país".
© ACNUR
© ACNUR
A Embaixadora da Boa Vontade Angelina Jolie, acompanhada pelo representante do ACNUR na Bósnia-Herzegovina, Naveed Hussain (à esquerda) discute medidas para auxiliar os deslocados remanescentes no país com o membro da Presidência da Bósnia-Herzegovina, Haris Silajdžic.
O ACNUR tem trabalhado na Bósnia-Herzegovina desde 1992, e empreendeu durante a guerra uma das maiores operações de assistência já organizadas.  Das 113 mil pessoas que continuam deslocadas no país, cerca de 7 mil ainda estão vivendo em centros coletivos de acomodação criados há mais de 15 anos, originalmente concebidos como moradias temporárias. O ACNUR fornece apoio para estas pessoas bem como a 7 mil outros refugiados da Croácia e a membros da comunidade cigana do país que estão em risco de se tornarem apátridas.
Referindo-se à estratégia revista para implementação da seção do Acordo de Dayton que trata das necessidades das pessoas deslocadas, Angelina Jolie pediu medidas que coloquem a estratégia em ação. "Espero que logo sejam tomadas medidas práticas para melhorar a vida dessas pessoas", disse ela."Os líderes políticos têm demonstrado um espírito de compromisso em levar isto adiante. Agora é preciso um pouco mais de urgência".
Comentando após a reunião, o representante do ACNUR na Bósnia-Herzegovina, Naveed Hussain, declarou que a última visita da Embaixadora da Boa Vontade faz parte do contínuo compromisso do ACNUR para acabar com o deslocamento na Bósnia-Herzegovina e aconteceu após outras visitas ao país durante o último ano, incluindo a missão anterior de Angelina Jolie e a visita do Alto Comissário para os Refugiados da ONU, Antonio Guterres.
Jolie declarou que estava contente em estar de volta ao país e que ela espera retornar à região nos próximos meses para continuar seu trabalho.
Por: ACNUR

A VERDADEIRA GEOGRAFIA

Blog do Prof. Jutahy.

BEM VINDOS!

Deixe seu comentario no quadro de recados abaixo!

Seguidores