1 de out. de 2010
TENTATIVA DE GOLPE NO EQUADOR
13:33 | Postado por
Jutahy
Correa diz que 'não haverá perdão' para golpistas
O presidente do Equador, Rafael Correa, disse nesta sexta-feira que "não haverá perdão" para os organizadores do levante policial que levou o governo a decretar estado de exceção no país na quinta-feira.
Correa falou a simpatizantes no Palácio de Governo em Quito, horas após ser resgatado por forças leais a seu governo de um hospital na capital. Ele recebia tratamento por ter inalado gás lacrimogêneo em uma manifestação, quando policiais dissidentes decidiram mantê-lo sob cerco."Mais do que nunca vamos acabar com estes entreguistas e levar a pátria adiante. Não haverá perdão nem esquecimento", afirmou Correa. "Sem dúvida este foi o dia mais triste de meu governo... por causa da infâmia dos conspiradores de sempre."
"Nos fizeram retroceder séculos", disse o presidente, ressaltando que tomará "as medidas correspondentes" contra todos os participantes do levante que puderem ser identificados.
Policiais e militares protestavam contra um decreto ratificado pelo Congresso Nacional que acaba com os bônus de oficiais de polícia e das Forças Armadas.
O presidente afirmou ainda que a manifestação policial foi "uma tentativa de golpe de estado fracassada, que só conseguiu fazer com que saíssemos mais fortalecidos".
VEJA O VÍDEO
Gutiérrez
Ao falar no palácio, Correa culpou partidos de oposição e acusou o ex-presidente Lucio Gutiérrez de ser o articulador dos protestos da polícia.
"Os (agentes) de Lucio estavam infiltrados ali, incitando a violência", afirmou.
Gutiérrez, que está em Brasília, deu entrevista ao jornal colombiano El Tiempo negando a sua participação nos acontecimentos. Ele disse que a crise era "um autogolpe de Correa para criar uma ditadura".
Na manhã desta sexta-feira, o comandante da Polícia do Equador, Freddy Martínez, renunciou. Ele havia tentado deter os protestos dos policiais no início do levante e pediu diálogo para encontrar soluções para a crise.
Martínez disse à imprensa que receia ter havido infiltração de pessoas interessadas em desestabilizar a polícia.
Ele afirmou ainda que a polícia tem direito a fazer reclamações, mas "se equivocou no caminho", e justificou sua saída dizendo que "um comandante desrespeitado, maltratado e agredido por seus subalternos não pode ficar diante deles".
A Cruz Vermelha do Equador disse que duas pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas nos incidentes de quinta-feira.
Violência
Os protestos começaram na manhã de quinta-feira, quando centenas de policiais foram às ruas e tomaram vários quartéis, entre eles o maior de Quito.
Eles também ocuparam, por várias horas, o aeroporto internacional da cidade, que ficou fechado. Escolas e lojas foram fechadas e, de Guayaquil, a maior cidade do país e reduto da oposição a Correa, vieram notícias de saques e assaltos a banco.
As principais vias de acesso à capital foram fechadas.
Na tarde de quinta-feira, o canal estatal Ecuador TV afirmou que suas instalações foram invadidas por policiais que exigiam expor seus pontos de vista.
A organização que representa os órgão de imprensa do Equador, a Fundamedios, diz ter registrado 14 episódios de agressão contra jornalistas desde o início dos tumultos.
O governo determinou que todas as estações de rádio e TV suspendessem suas programações e passassem a transmitir o sinal emitido pelos veículos estatais de forma "indefinida e ininterrupta, até segunda ordem".
Pedradas
“Não daremos um passo atrás, se querem tomar os quartéis, se querem deixar os cidadãos indefesos e se querem trair sua missão de policiais, façam isso", afirmou Correa, diante de centenas de policiais.
“Senhores, se querem matar o presidente, aqui estou, matem-me se quiserem, matem se têm poder, matem se têm coragem, em vez de se esconderem entre a multidão", gritou o presidente, visivelmente irritado com a situação.
Uma bomba de gás lacrimogêneo explodiu a poucos metros do presidente, que foi rapidamente retirado do local por seus guarda-costas e levado para o hospital.
Convocados por membros do gabinete de Correa, simpatizantes se dirigiram ao hospital "para resgatar o presidente", dizendo que havia "gente tentando entrar pelo teto para tirá-lo dali".
No caminho, estes entraram em choque com policiais rebelados.
A crise no país deixou os vizinhos em alerta. Os governos do Peru e da Colômbia chegaram a fechar a fronteira com o Equador e a companhia aérea chilena LanChile cancelou todos os voos para cidades equatorianas.
As fronteiras com os dois países foram reabertas na manhã desta sexta-feira. A LanChile ainda não se pronunciou sobre a retomada dos voos.
A VERDADEIRA GEOGRAFIA
Blog do Prof. Jutahy.
BEM VINDOS!
Deixe seu comentario no quadro de recados abaixo!
BEM VINDOS!
Deixe seu comentario no quadro de recados abaixo!
Arquivo do blog
-
▼
2010
(193)
-
▼
outubro
(45)
- NOTÍCIAS DA ANISTIA INTERNACIONAL
- CQC vai ao lançamento do pré-sal - 2009
- Irã se diz pronto para retomar diálogo nuclear em ...
- Novo campo do pré-sal pode ter de 3,7 a 15 bilhões...
- Para analistas, trajetória difere Dilma de Lula e ...
- Terra e Lua podem ser muito mais jovens do que se ...
- Lula inaugura primeira plataforma comercial do pré...
- Jornal dos EUA repercute possível candidatura de L...
- VOTO PELO FUSO HORÁRIO DO ACRE
- POPULAÇÃO BRASILEIRA
- O Brasil e o Bônus Demográfico - 11/01/2010
- LEITURA OBRIGATÓRIA PARA O 3º ANO - RELATÓRIO DA ONU
- ONU FALA SOBRE GÊNERO, RAÇA E ETNIA
- Estado Palestino será criado em 2011, diz premiê
- PIRATARIA ONTEM E HOJE
- Emissão de gases do efeito estufa cresce 45% em 11...
- A transparência política
- A revolução no significado do trabalho
- O futuro da Política de Resíduos Sólidos
- Costa Rica: um país pacífico que se arma
- Candidatos em nome de Deus
- O dilema democrático das medidas provisórias
- Tecnobrega, o ritmo mais popular do país
- Três mitos da era digital
- Comunismo patológico
- Espionagem israelense nas comunicações
- Militância Avatar
- Rumo à sociedade do cuidado
- O trabalho precário dos migrantes no Líbano
- Os talibãs enriquecem no Afeganistão
- EUA e Inglaterra, It's over baby!
- CHINA
- ECONOMIA/ALEMANHA
- ORIENTALISMOS
- DÍVIDA PÚBLICA - O déficit público europeu
- REFORMA POLÍTICA - Um limite para os mandatos
- REFORMA POLÍTICA - Propostas dos candidatos
- Chico de Oliveira: qual reforma política?
- Plataforma pela reforma do sistema político
- Produção de ópio cairá pela metade no Afeganistão ...
- IRÃ NA FITA OUTRA VEZ
- O futebol pode cair no vestibular como a antiga po...
- Falha geológica desconhecida causou tremor no Hait...
- Rio Negro atinge o nível mais baixo desde 1902
- TENTATIVA DE GOLPE NO EQUADOR
-
▼
outubro
(45)